“O nosso trabalho continua”, afirmou veementemente o presidente da Afsu - Associação Futsal de Umuarama, Edivanilson Lopes Romeiro ao apresentador Jasson Goulart, durante o Programa Globo Esporte na Praça da RPCTV, que na manhã desta terça-feira (29/11), foi transmitido ao vivo da Praça Hênio Romagnolli, em frente à Prefeitura de Umuarama.
Todos os atletas do time principal, membros da comissão técnica e da Diretoria da Afsu acompanharam o evento, que contou com a presença de crianças do Projeto Social “Afsu, transformando vidas através do esporte”.
O presidente da Afsu, com crianças do Projeto Transformando
Vidas Através do Esporte
Sobre a participação ou não do time de Umuarama na Liga Nacional de Futsal em 2012, Nil disse que tudo depende dos acertos com os patrocinadores. “Isso é normal. Todo ano temos esse período de negociação e planejamento para a próxima temporada”, ressaltou.
Segundo o presidente, a avaliação da Temporada 2011, mesmo não sendo a desejada, foi bastante positiva. “O time conquistou o terceiro lugar da Copa Sul Americana de Futsal, ficou em 10º lugar na Liga Nacional, foi Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – Série B e, ficou em terceiro no Campeonato Paranaense Chave Ouro, entre outras conquistas regionais”, enumerou. “É um dos melhores times do Brasil e a sua história não vai acabar porque não conquistamos um campeonato”, garantiu.
Nos bastidores, Nil falou ainda da repercussão e da intensa divulgação das atividades da Afsu, que vinculam as empresas parceiras a ações socialmente responsáveis.
“Realizamos um trabalho sério, onde uma Diretoria de empresários e homens de bem está à frente. Nossos relatórios e prestações de contas são apresentados periodicamente aos governos Municipal, Estadual e Federal, assim como para todos os nossos patrocinadores públicos ou privados, com toda a transparência. Eles mostram muito mais do que um excelente retorno de mídia, mas, um amplo retorno social, com benefícios que vão desde a diminuição da violência, aumento da permanência da criança e do jovem na escola, assim como aumento da renda per capita do município e da região, através da geração de empregos e renda. Ou seja, o projeto da Afsu, transforma mesmo vidas através do esporte. Aqui, não tem demagogia não”.
Nil associa a paixão do umuaramense pelo futsal ao sucesso do Projeto Social e vice e versa. “Esses meninos querem ser como o Boni, o Gian, o Renatinho, o Yuri... sonham chegar ao time principal e defender as cores da sua cidade. E sonho, gente... não pode morrer nunca”, disse emocionado ao receber o carinho das crianças que estavam em volta.
O goleiro Gian falou em nome dos atletas. Ele disse que o resultado do jogo contra o time de Paranavaí deixou a todos muito tristes. “Só temos a agradecer à nossa valorosa torcida, que nos apoiou o tempo todo, do primeiro ao último momento”, disse o atleta.
O apresentador Jasson Goulart elogiou a coragem e a atitude da equipe do Umuarama Futsal, que compareceu unida para agradecer ao torcedor que tem apoiado o time ao longo dos seus mais de 10 anos de história.
O goleiro Gian agradeceu o apoio da torcida durante a temporada 2012
Crianças da Afsu brincam no Globo Esporte
As crianças do Projeto Social Afsu, transformando vidas através do esporte, participaram das gincanas e brincadeiras do Programa Globo Esporte na Praça Hênio Romagnolli em Umuarama. Foi uma manhã de muita diversão.
Quem participou ganhou o mascotinho “Alô, Globo Esporte” da RPCTV e também a Revista EmQuadra – Edição Histórica, publicada pela Afsu.
A Revista contém relatos e reportagens dos últimos dez anos do futsal em Umuarama. Registra um pouco da história do esporte mais amado da Região Noroeste e conta fatos de como uma brincadeira entre amigos que gostavam de competir, se transformou em um negócio sério, organizado, que tem como pano de fundo o desenvolvimento econômico e social através do esporte.
O mascotinho “Alô, Globo Esporte”, faz parte do novo trabalho da emissora de regionalização da transmissão. Além do Paraná, mais cinco Estados Brasileiros já estão trabalhando do mesmo modo e a ideia é expandir para todo o país.
Crianças do Projeto da Afsu brincam no Globo Esporte
Apresentador Jasson Goulart com crianças do Projeto da Afsu
Momento de interação das crianças com atletas e comissão técnica do time principal
Equipe Umuarama Futsal 2011
+ Sobre o Projeto Social da Afsu
O Projeto Afsu, transformando vidas através do esporte, é um dos mais consolidados do Brasil. Iniciou em 2003, atendendo 100 crianças, com aulas de futsal e cidadania. Trata-se de uma iniciativa público-privada, mantida através de parcerias com a Prefeitura de Umuarama, empresas e doações de pessoas físicas e jurídicas. A Afsu também recebe recursos do Governo Federal, através de Lei de Incentivo ao Esporte. Até agora, cerca 3.500 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos já participaram do projeto. Atualmente, são 500, dividas em 8 núcleos. Para 2012, o objetivo é fundar mais um núcleo com 100 novas vagas.
É um investimento com retorno social já comprovado. A permanência da criança e do jovem na escola é requisito obrigatório para os que participam. Ao logo da sua história, vários talentos foram revelados e hoje Umuarama está representada nas quadras de todo o Brasil. São vários os exemplos, como o do goleiro Alesi, hoje no Minas e o ala João Gabriel, atualmente no Paraná Clube – grandes times do futsal nacional.
Também não são poucas as histórias de homens e mulheres que participaram do projeto quando jovens e hoje são cidadãos de bem, pais e mães de família, trabalhadores que contribuem para que tenhamos uma cidade, um estado, um país melhor.
ROSI RODRIGUES
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário