O presidente Nil Romeiro faz balanço positivo dos 10 anos da AFSU
A festa de encerramento das atividades da Temporada 2012 do Projeto Social da Afsu – Associação Futsal de Umuarama, foi do jeito que a criançada gosta. Muita brincadeira, pipoca, algodão doce, lanches, suco e sorvete à vontade. O ponto alto foi o Festival de Futsal, onde os alunos do Projeto competiram entre si. Os campeões levaram medalhas para casa. O evento aconteceu no último sábado (08) e durou o dia inteiro.
“Hoje é um dia de festa para elas, onde o principal objetivo é a diversão e a confraternização entre os Núcleos”, disse o presidente da Afsu, Nil Romeiro que acompanhou as atividades e fez uma avaliação positiva da atuação da entidade, que completa 10 anos de fundação em janeiro de 2013.
“Começamos o Projeto com 100 crianças, mas, a procura era imensa. No ano seguinte dobramos as vagas. Em 2006 já estávamos atendendo mais de 400 crianças e a demanda só crescia. A partir de 2007 o projeto passou a abrir 600 vagas por ano e, mesmo assim, a procura ainda supera o número oficial de vagas oferecidas todos os anos. Hoje temos muito mais de 600 crianças e jovens matriculados e o nosso desejo é ampliar cada vez mais”, disse Nil.
Um objetivo de diretores e coordenadores é criar Núcleos nos distritos de Umuarama. “ Um sonho que temos perseguido há alguns anos é levar o mesmo trabalho realizado na sede aos distritos de Santa Eliza e Serra dos Dourados, ampliando para 800 vagas oferecidas por ano. Estamos em busca de apoio e empresas que abracem essa causa junto conosco”, ressaltou o presidente.
APOIO
E foi falando em apoio que Nil recordou o início de tudo. “Não fizemos nada sozinhos. Criamos o grupo ‘Amigos do Futsal’ em 2003, formado por empresários locais e colaboradores, todos voluntários e que tinham um sonho em comum: fazer algo pelas crianças e jovens de Umuarama que pudesse tirá-las das ruas através do futsal. Empresas como a Redefarma e a Uvel, assim como a Prefeitura de Umuarama estão conosco desde o início. O deputado estadual Fernando Scanavaca, que na época era prefeito, também tem sido um forte apoiador em toda a nossa história”, ressaltou.
“O prefeito Moacir Silva veio somar ainda mais ao grupo Amigos do Futsal. O seu apoio, juntamente com o secretário de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima, desde o primeiro dia de gestão tem sido incondicional. Nos próximos quatro anos, temos certeza que o Projeto só tem a crescer com eles. Só temos elogios e agradecimentos ao prefeito Moacir”, disse Nil.
O deputado Federal Osmar Serraglio também teve importante atuação no crescimento do Projeto e colaborou na captação do benefício da Lei de Incentivo ao Esporte em 2009 e, juntamente com o deputado estadual Fernando Scanavaca, contribuiu para a captação do patrocínio da Sanepar.
Apoio forte o Projeto também tem do deputado Federal Zeca Dirceu. Segundo Nil, “o deputado tem sido fundamental nos últimos anos. Atuou fortemente na concessão do benefício da Lei de Incentivo ao Esporte em 2010 e na captação do Patrocínio da Oi em 2011 e 2012. Agora o Zeca é o nosso principal apoiador para a captação do patrocínio dos Correios, sem falar em todo o apoio que dá ao trabalho realizado como um todo”.
Nil aproveitou o ensejo para agradecer também a todos que trabalham ou trabalharam no Projeto, desde a fundação “Cada um tem seu papel fundamental. Nesses 10 anos muita gente já passou por aqui e deixou sua contribuição: diretores, voluntários, professores, estagiários, enfim, todos ajudaram. Deixo aqui registrado, em nome de toda a diretoria da entidade, o nosso reconhecimento”, disse.
FAMÍLIAS CONFIAM NO PROJETO DA AFSU
Para o presidente Nil, o apoio das empresas, da Prefeitura e dos representantes de Umuarama é muito importante, fundamental para a manutenção do Projeto. Contudo, “sem o apoio e a confiança das famílias das crianças e jovens, nada seria possível. Eles acreditaram em nós e confiram ao nosso trabalho seus bens mais preciosos: seus filhos”, enfatizou.
Os avós do jovem Lucas Gabriel comprovam. “Esse Projeto é excelente. O Lucas Gabriel participa há quatro anos e o comportamento dele é excelente em casa e na escola. Temos certeza que o futsal ajuda muito nisso. Aqui ele só aprende coisa boa”, disse a avó Marta Alves Batista, acompanhada do avô Dinã da Silva Teles, que foram ver o neto jogar.
![]() |
Aqui ele só aprende coisa boa”, disse a avó Marta Alves Batista, acompanhada do avô Dinã da Silva Teles, que foram ver o neto jogar |
![]() |
Famílias acompanham de perto a evolução dos filhos no Projeto |
PERSPECTIVA DE FUTURO
O projeto da Afsu não tem como objetivo a formação de atletas, mas, a sua inserção social. Contudo, abre aos jovens que participam a possibilidade de um futuro no esporte. O jovem Carlos Henrique de Souza Soares de 14 anos frequenta o Núcleo José Balan desde os 8 anos de idade. Ele é uma das revelações do Projeto. “Minha mãe me colocou para eu não ficar na rua. Gostei e nunca mais saí. Fiz amigos e descobri minha vocação. Quero ser jogador”, disse o jovem determinado.
Quem também sonha em se tornar atleta profissional é o jovem goleiro Jean Rafael de Bastos Gomes, de 15 anos. Para chegar lá, além de treinar muito, Jean se dedica aos estudos. O ano letivo nem terminou ainda, mas, ele já passou de ano.
![]() |
Jean Rafael Bastos Gomes é destaque no Projeto da Afsu como goleiro |
“Estou no Projeto desde os 10 anos. Os monitores cobram muito o nosso rendimento escolar. Comecei no futsal por iniciativa própria, porque não tinha nada para fazer a tarde, depois que voltava da escola. Hoje, meu grande sonho é ser jogador de futsal. Sei que com estudo, muito treino e o apoio da Afsu, eu vou conseguir”, ressaltou.
E este apoio ele vai ter. Segundo Nil Romeiro as perspectivas para o futuro do Projeto são de crescimento. “Estamos em fase de renovação de patrocínios e também em busca de novos apoiadores. Nosso objetivo é expandir as vagas para 800 nos próximos anos. Para isso, contamos sempre com os Amigos do Futsal”, concluiu.
ROSI RODRIGUES
Assessora de Imprensa
http://umuaramafutsal.com.br/noticia_mostrar.php?id=616
Nenhum comentário:
Postar um comentário