sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Umuarama se mantém entre as maiores geradoras de emprego do Estado

Umuarama confirmou seu potencial na geração de empregos no ano de 2013. Mesmo oscilando nas colocações mensais do ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Capital da Amizade se manteve entre os oito municípios do Estado que mais se destacaram na inserção de mão-de-obra com carteira assinada, durante todo o ano.
De janeiro a outubro, Umuarama admitiu 12.680 pessoas e desligou outras 10.732, o que corresponde a um saldo positivo de 1.951. O número de admissões durante o ano, equivale a 46% do total de empregos formais existentes em janeiro, que era de 27.029. Além disso, o índice de empregos gerados em 2013 é 22% maior do que o registrado no mesmo período de 2008.
No levantamento geral do Caged, Umuarama está atrás apenas de grandes cidades como Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Guarapuava. No total, o Paraná admitiu 1.261.625 pessoas. Ou seja, a Capital da Amizade representa 1% deste número.
Umuarama está entre as cidades que mais geraram empregos em 2013.

SETORES
Entre os setores de maior destaque em 2013, está o Comércio e a Indústria de Transformação. Isto porque, os dois juntos corresponderam a 62% do total de empregos gerados no ano. Os estabelecimentos comerciais de Umuarama inseriram 4.127 empregados no mercado de trabalho e desligaram outros 3.884, enquanto a Indústria de Transformação admitiu 3.827 e desligou outros 2.882.
São dois setores de grande representatividade para a economia do Município e estão diretamente ligados. O comércio, por exemplo, sempre teve um destaque maior, já que nosso Município atrai consumidores de toda a região Noroeste, por ser um polo comercial. No entanto, a Indústria de Transformação vem ganhando cada vez mais espaço na geração de empregos, o que nos deixa satisfeitos, já que demonstra o crescimento da nossa produção. Este aumento refletirá na demanda de mão-de-obra de outros setores, como o Agropeucário e o de Serviços, além de fortalecer ainda mais o comércio com nossos produtos locais”, destaca o prefeito Moacir Silva.
AGÊNCIA
A Agência do Trabalhador de Umuarama continua desempenhando papel fundamental para a consolidação do Município como destaque na geração de empregos. Há vários meses, o órgão se mantém entre as cinco agências com maior número de intermediações do Estado. O trabalho desenvolvido pela equipe, vai ao encontro do objetivo da atual gestão, que é de se aproximar do empresário umuaramense.
Estamos procurando manter um contato próximo e disponibilizar de diversas maneiras os serviços da Agência do Trabalhador para o empresário. Este ano, alcançamos índices fantásticos na intermediação de mão de obra, o que comprova a credibilidade que a Agência vem conquistando entre o meio empresarial. A Agência é de fato uma ferramenta de busca”, conta o gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Vanderlei Priori.
De janeiro a outubro, a Agência do Trabalhador colocou no mercado de trabalho 2.228 profissionais. No comparativo ao Caged, ela intermediou 18% dos empregos do Município.
Somente este ano, foram inscritos 4.437 novos candidatos às vagas disponibilizadas para a Agência do Trabalhador e encaminhados cerca de 23. 523 pessoas às 5.849 oportunidades abertas.
A expectativa é ainda maior para o final deste ano. Segundo Priori, do dia 04 ao dia 06 de novembro, foram abertas 196 novas vagas. “Além dos empregos temporários temos outras grandes oportunidades para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, nas mais diversas áreas e perfis”, aponta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário