quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESPECIAL: Umuaramense vence a asma e a pobreza e se torna utramaratonista


Santiago acaba de chegar do Rio Grande do Sul, onde ficou em 11º lugar na 5º ultramaratona de Santa Maria. Ele correu 110 quilômetros

Humberto Santiago - O ultramaratonista de Umuarama
 Todo atleta precisa superar seus próprios limites e ter muita força de vontade e determinação para conseguir sucesso nos esportes. Para o umuaramense auxiliar de serviços gerais e ultramaratonista Humberto Santiago da Silva, de 42 anos, a palavra superação tem um sentido ainda maior. Asmático desde criança, filho de família muito pobre e com pouco estudo, sempre teve que enfrentar o serviço pesado para sobreviver.  Restava pouco tempo e nenhum dinheiro para os esportes.
Em 2007, com uma crise muito forte de asma, conheceu o pneumologista Dr. Ronaldo Souza (CRM 20.247), que é médico do CEM - Centro de Especialidades Médicas e do Ambulatório de Pneumologia, ambos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Umuarama e também do Instituto de Pneumologia e Geriatria.
Santiago passou a ser atendido e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que inclui, além do médico, o fisioterapeuta João Benedetti  Netto e a enfermeira Tania Cristina Soares. Para controlar a asma, além dos medicamentos, a equipe recomendou que o paciente praticasse exercícios físicos. Como uma alternativa barata e acessível e com o acompanhamento do fisioterapeuta da equipe, que trabalha com métodos de Reabilitação Cardio Pulmonar, ele começou a correr.
Santiago faz questão de compartilhar todas as suas conquistas com a equipe multidisciplinar que o tem ajudado.
O fisioterapêuta João Benedetti Netto, a enfermeira Tania Cristina Soares e o pneumologista Dr. Ronaldo Souza.
E foi justamente durante a reabilitação que conquistou resistência e disposição para corridas cada vez mais longas. “Eu sempre gostei de correr, de praticar esportes, mas, precisava trabalhar muito e não sobrava muito tempo. As crises de asma também atrapalhavam muito”, disse o atleta. 
Com a asma controlada, e depois de treinar por cerca de um ano, passou a participar de provas de rua. “Comecei nas corridas de 10 quilômetros, depois passei para a meia maratona, depois maratona. Mas, eu sentia que podia mais”, comenta.  O sonho de ser atleta profissional brotou no coração de Santiago.
Em uma maratona que participou ouviu falar da ultramaratona de 24 horas.  “Procurei saber um pouco mais sobre o esporte, que ainda era muito pouco divulgado no Brasil e acreditei que conseguiria chegar lá. Tem uma coisa dentro de mim que diz sempre: vai... vai... vai... E eu estou indo cada vez mais longe”, conta o atleta com um olhar determinado e vibrante.
Em 2009 Santiago então participou da sua primeira ultramaratona, na capital paranaense - Curitiba. “Contei com o apoio de vários amigos, especialmente do Dr. Ronado e sua equipe, que ajudaram com material esportivo, tênis, meia e agasalhos e também para custear a inscrição”, conta.
Na época, ele ainda era auxiliar de serviços gerais em uma grande indústria de alimentos da cidade, com renda de um salário mínimo mensal. Ele conseguiu percorrer pouco mais de 80 km em 24 horas de corrida.
Ultramaratona do Rio de Janeiro em 2010, quando Santiago percorreu 125 quilômetros










Até agora ele participou de quatro ultramaratonas e seu recorde é de 125 quilômetros que percorreu na ultramaratona do Rio de Janeiro em 2010. Recentemente  competiu no Rio Grande do Sul, onde ficou na 11ª colocação na sua categoria e em 15º na classificação geral. Participaram 56 atletas do Brasil, Uruguai, Itália e Argentina. O campeão da prova percorreu 184 quilômetros em 24 horas, enquanto Santiago fez 110 quilômetros.

“Quero ser campeão”
Apesar de o desempenho ter melhorado bastante, a renda e as condições de vida de Santiago não mudaram. Atualmente trabalha como auxiliar de serviços gerais através de uma prestadora de serviços e ganha pouco mais de 700 reais recolhendo galhos e entulhos nas ruas da cidade, em uma pesada rotina que vai das 7h30min até as 17h. Três vezes por semana ele treina forte logo depois de deixar o serviço, ficando em atividade até às 21 ou 22 horas.  
“Quero ser campeão. Meu sonho é viver como atleta. Sei que é quase impossível, mas, eu não desisto”, declarou. Santiago não tem preparador físico e por causa das condições financeiras, não toma a suplementação alimentar que é indispensável para as provas, que provocam grande desgaste físico.
“Conversei com o campeão da última prova que participei. Ele faz 10 refeições por dia, incluindo os suplementos, tem acompanhamento de nutricionista, faz academia, natação e tem um preparador físico como treinador. Ele correu pouco mais de 180 quilômetros. Eu nunca tive nada disso e já corri 125. Sei que posso chegar lá”, disse novamente com aquele olhar de convicção que só os campeões possuem.
Santiago não esquece quem o ajuda. “Quem tem me ajudado até agora são meus amigos. O Dr. Ronaldo, a Tania e o Netto continuam em primeiro lugar. Ganhei tênis, roupas para treinar e competir e uma ajuda para as inscrições e a viagem. Agradeço aos amigos da Imobiliária Morena, Yasmin Bijouterias, Restaurante Tempero Manero e ao professor Gentil da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Umuarama. Cada um ajudou com um pouquinho e consegui participar de mais uma prova”.

APOIO
O ultramaratonista umuaramense quer continuar correndo e busca o apoio do comercio e empresários da região. Ele não tem nenhum patrocinador. “Quero levar o nome da minha cidade e da minha região para todo o mundo, mas, para continuar preciso me dedicar aos treinamentos e ter a alimentação e as condições necessárias”, diz.
Santiago precisa de uma academia e um preparador físico que o aceite como atleta voluntariamente. A parte da suplementação e alimentação também é fundamental.
“Preciso da ajuda de um nutricionista que entenda de esportes e também de uma empresa que me forneça os suplementos. Com treinamento e alimentação correta, sei que posso correr muito mais e peço que me ajudem”, disse humildemente.
Quem se interessar em colaborar com o atleta umuaramense, pode entrar em contato diretamente com ele pelo celular (44) 9857-6637. “Se eu receber este apoio vou me dedicar muito mais e dar muito orgulho e alegria para todos que acreditarem em mim”.


ULTRAMARATONA
O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona.
Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.
No caso das provas que Santiago participa, toda a cronometragem de distância é eletrônica, feita por um chip que transmite em tempo real cada espaço percorrido, o que permite apontar com exatidão quem é o campeão ao final das 24 horas.



"A compaixão é a primeira letra do alfabeto do bem: para não a sentir, é preciso ter o coração empedernido, é preciso ser tão cruel, tão infame, que se não mereça o nome de homem." Mantegazza


  
ROSI RODRIGUES
Assessora de Imprensa
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário