quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palestrante cativa platéia de mais de 600 participantes


A palestra “Amor e exigência na medida certa”, proferida pelo pedagogo Ricardo Galhardo na última terça-feira (10/04), levou ao Centro Cultural Schubert centenas de pais, professores, empresários e lideranças para refletir sobre o papel da família e o da escola na educação de crianças, jovens e adultos. A platéia foi cativada pelo palestrante, que contou histórias reais de luta e superação.
Todos os ingressos foram vendidos. A organização
teve que colocar cadeiras extras para atender ao público. 
O evento foi uma promoção da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios/Fecomércio-PR, em parceria com o Projeto Amor-Exigente – grupo mundial fundado nos anos 70 nos Estados Unidos e que trabalha no  apoio a familiares de dependentes químicos. Em Umuarama, o Amor-Exigente exite há 16 anos.
O auditório do teatro ficou lotado. A platéia se emocionou com os depoimentos de Galhardo, que dividiu com os umuaramenses um pouco de sua longa experiência como professor e consultor em dependência química, relações humanas e saúde, em universidades e instituições públicas e particulares. Ele deu ênfase ao comportamento que denominou “cultura de valores”.
Segundo ele, para ter essa cultura, é necessário treinar, exercitar mesmo.

“Tudo é atitude. Até a fé. Porque ter fé é acreditar naquilo que não se vê e, mesmo assim a gente acredita. Da mesma forma, amar é atitude. Palavras de amor na boca de quem não ama, soam ridículas. Tenha atitudes de amor com relação ao seu filho. Treine, exercite, ame”, disse em certo momento da palestra, que foi um sucesso e prendeu o público do começo ao fim.
Também foram parceiros do evento: Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama – ACIU, Conselho da Mulher Empresária, Sindicato Patronal, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sindicato Patronal do Comércio de Umuarama, Casa dos Parafusos, Gabbana Modas e Pronto Assessoria e Criação.

 Aprovação pública
Para a advogada Angélica Ramos, que é mãe de uma criança de um ano e também de um adolescente de 17, a grande lição que aprendeu foi quanto ao posicionamento de pais e filhos na relação diária. “Gostei muito quando ele disse que pai é pai e filho é filho. Não somos simplesmente amiguinhos dos nossos filhos, mas, seus pais e tem que haver esse direcionamento e esse respeito”, disse.
Angélica Ramos 

A professora Eliane Pierin concorda com Galhardo quanto a responsabilidade da família e da sociedade. “Educar nossas crianças e jovens não é obrigação somente da família, também não é só da escola, mas, de toda a sociedade. Temos que pensar e agir juntos”, ressaltou.
Eliane Perin
A mãe Jane Corradini levou um grande ensinamento para casa. “Não desistir dos nossos filhos, nunca. Talvez esse tenha sido uma das mensagens mais relevantes da palestra. Como pais, devemos lutar sempre pela felicidade deles”.
Jane Coradini

O casal Keli da Silva e Fernando Ribeiro, que tem um filho de apenas 7 anos, vieram a palestra porque querem estar preparados. “As drogas são muito perigosas. Não poderíamos deixar para pensar no problema depois que ele acontecesse. Tudo que ouvimos aqui foi muito importante e vai nos ajudar de agora em diante. Vamos buscar ter mais diálogo e proximidade com o nosso filho”, disse Fernando.
Keli e Fernando
Para o padre Pintenho, que é pároco do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde funciona a sede do Amor-Exigente de Umuarama, a palestra foi excelente. “A maior lição foi quanto a auto-estima. As drogas ferem as famílias, que precisam aprender a lutar contra as suas consequências”.
Padre Pintenho



Amor-Exigente
O Amor-Exigente foi criado para dar apoio às famílias de dependentes químicos internados em comunidades terapêuticas. Fundado na década de 70 nos Estados Unidos por iniciativa do Padre Haroldo Hans, o projeto cresceu e hoje ajuda famílias do mundo inteiro, com orientações para prevenir as drogas, os conflitos e a violência.
Em Umuarama, são 16 anos de existência. O grupo se reúne todas as terças-feiras no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Panorama. A participação é gratuita, não tem distinção religiosa e todos podem participar.
“O Amor Exigente ensina pais a tomar posição, a superar as crises, a ir a procura de cooperação para enfrentar o desafio de manter os filhos longe das drogas. É um programa de qualidade de vida, que segue uma serie de 12 princípios, que lidam com temas como a ética, a humanização, a proteção, a convivência, a correção, a organização e a cooperação entre os membros da família”, explicou a coordenadora do Amor-Exigente de Umuarama, Roseley Pereira Queiroz.
Roseley Queiroz e Jane Bittencourt
Ela é auxiliar de dentista e está no grupo há 15 anos. “Entrei para ajudar o meu irmão que era usuário. Ele se libertou das drogas e eu permaneci no projeto. Estava grávida na época e entendi que o Amor-Exigente poderia ajudar na educação da minha filha”, relatou.
Segundo ela o Amor-Exigente precisa sempre de voluntários. “Qualquer pessoa que gosta de ajudar aos outros, pode participar”, enfatizou. Para se tornar um voluntário, a pessoa precisa participar assiduamente do grupo por seis meses e, depois disso, participar de um curso que é realizado em Campinas (SP), na sede da Federação Brasileira de Amor-Exigente. “Eu recomendo”, disse Roseley, “Não é um projeto que dá visibilidade, pois nosso trabalho é realizado diretamente com as famílias, em reuniões fechadas, mas, é algo que nos dá uma imensa satisfação pessoal. Cresci como pessoa, como mãe e hoje procuro retribuir ajudando outras pessoas”.


PRESTÍGIO

Dezenas de empresários e lideranças prestigiaram o evento. A diretora executiva da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba, Elizabety Lobo Elpo veio especialmente para a palestra. “A Câmara de Umuarama é um exemplo para o Paraná. Sempre na ativa e com eventos que remetem a capacitação da mulher empresária ou abordando temas relevantes também para a família e a sociedade, como este de hoje”, disse.
Elizabety da Câmara de Curitiba prestigiou
o evento




ROSI RODRIGUES
Assessora de Imprensa
+ fotos no www.portalumuarama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário