terça-feira, 11 de junho de 2013

Auditório lotado na palestra da escritora Ângela Russi

Surpreendente. Talvez esta seja a definição mais adequada para a palestra da escritora umuaramense Ângela Russi, que lotou o auditório do novo SENAC na noite da última segunda-feira (10/06). Ela cativou o público do primeiro ao último instante com histórias emocionantes de mulheres que mudaram o mundo e o jeito de pensar e agir da humanidade quanto ao papel feminino na sociedade. Mulheres extraordinárias como Cleópatra e mulheres comuns como nossas mães e avós. Cada uma teve seu papel fundamental para a construção das mulheres que ai estão.

O auditório do novo SENAC ficou lotado para a palestra da escritora Ângela Russi
O evento foi uma promoção da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama, em parceria com a Federação do Comércio do Paraná, SESC e SENAC.  O tema foi “Herança Feminina: a participação da mulher na formação da sociedade”, mas, a palestrante foi muito além.

Ângela Russi falou dos sentimentos femininos, de como são formadas as expectativas e de que forma a mulher assumiu boa parte das tarefas antes exclusivamente masculinas, sem deixar de cumprir todas as tarefas que sempre foram delas, sem deixar de sonhar e desejar sua realização através do amor, do casamento e da maternidade, por exemplo.
Ângela Russi encantou a platéia
“A mulher acabou sobrecarregada. Acumulando o trabalho e todas as funções do lar, de mãe, dona de casa e ainda provedora, chefe de família. É essa sobrecarga que tem causado doenças e a infelicidade de muitas mulheres”, disse Ângela durante a palestra.
Buscar o equilíbrio, a parceria com o conjugue e a família são as saídas apontadas pela palestrante para evitar o estresse e os males da alma que tanto tem acometido as mulheres atualmente. Diálogo e amor também não podem faltar.
Ângela Russi usou recursos como contação de histórias, fantoches, slides e cativou o público do primeiro ao último instante, a maioria mulheres, com seu discurso fácil e bem humorado. Olhos vidrados, risos e muito interesse demonstrou que todas as mulheres que ali estavam se identificaram de alguma forma com as personagens e as histórias contadas.
“Estou realizada”, disse a palestrante durante o coquetel que foi servido logo após a palestra. Segundo ela, há a possibilidade de levar a palestra para outras cidades.
Jane Bittencourt agradeceu as parcerias com a Federação do Comércio, Sesc, Senac e todas as associadas da Câmara da Mulher que trabalharam voluntariamente no evento.
“Estamos muito felizes com o resultado deste trabalho e ele deverá ser ampliado. Tenho certeza que toda mulher que prestigiou este evento aprendeu algo. Contudo, esta palestra deve ser vista também pelos homens, filhos e companheiros, para que possam compreender melhor a mulher de hoje”, disse a presidente da Câmara da Mulher, Jane Bittencourt.

Arte, vinho e solidariedade


Durante a palestra e o coquetel foram expostas e colocadas à venda telas do artista plástico Lemmer Fachin. Ele elaborou belíssimos trabalhos pintados com vinho sobre cartolina, representando várias facetas femininas. Lemmer se emocionou ao ser homenageado pelas organizadoras do evento. A sensibilidade do artista ao retratar a mulher de uma forma tão inusitada chamou a atenção. Toda a renda da venda dos quadros foi revertida para as obras do Hospital do Câncer.

O artista plástico Lemmer Fachin doou suas obras em benefício da construção do  Hospital do Câncer.




ROSI RODRIGUES
Assessora de Imprensa
44 9907 2342 / 8417 4676





Nenhum comentário:

Postar um comentário